O posto de abastecimento da Galp aqui da zona trocou a máquina Pay&Go24 faz umas três semanas.
Para quem não faz ideia do que se trata, a máquina Pay&Go permite abastecer e fazer o pagamento em qualquer bomba sem recorrer ao balcão de atendimento do posto. Os passos são os seguintes:
1) Inserir e remover o cartão multibanco;
2) Digitar código secreto;
3) Digitar o número da bomba onde pretendemos abastecer;
4) Abastecer (escolhendo a quantidade e o tipo de combustível);
5) Inserir e remover o cartão multibanco;
6) Premir a tecla de factura;
Ora, desde que o posto trocou de máquina as coisas têm complicado. É improvavel conseguir efectuar esses passos à primeira tentativa, e o que era por hábito ser uma operação rápida, torna-se numa operação demorada ao ponto de fazer fila atrás do meu carro. O problema: após o passo 1) a máquina indica que o cartão é ilegível. Por vários testes que fiz, não está relacionado com a forma com que se insere e retira o cartão, e como o meu cartão está bem tratado e ainda nem chegou a meio do prazo de validade, decidi reclamar. Fi-lo algumas vezes a empregadas do posto até que na semana passada reclamei directamente à dona. O que ouvi?
"Não se passa nada com a máquina. O problema é do seu cartão."
Como costumo ficar desarmado perante respostas bruscas que vão contra toda a lógica da relação entre prestador de serviço e cliente, ainda por mais às 7h30 da manhã, agradeci e fui embora. Na vez seguinte, sexta-feira passada, a máquina não cobrou o abastecimento. O talão de factura indicava 0 euros, 0 litros (o que reparei já estava bem longe).
Voltei lá hoje para abastecer novamente e reclamei por não ter pago nada no abastecimento anterior. Stooopid, I know! ;)
Estavam duas empregadas que me contaram que todos os dias chovem reclamações pela máquina Pay&Go, desde que a trocaram à três semanas. E que várias pessoas já tinham reclamado o talão vir a zero, às quais tinham passado uma factura à mão. Perguntaram-me se era o que eu pretendia.
"Não, não. Eu queria mesmo pagar os 10 euros em dívida."
"Ah. Não se preocupe, foi só o talão que saiu a zero. Se não tivesse pago a máquina teria alertado aqui no monitor."
"Tem a certeza? Na minha conta bancária não foi descontado nenhum valor por este abastecimento."
Foi aí que pediram o meu contacto e se relembraram mais uma vez que outras pessoas tinham reclamado este incidente.
Fiquei de verificar se a quantia não será descontada da minha conta esta segunda feira, visto os bancos por vezes adiarem as operações alguns dias. Do lado deles ficaram em alerta e vão verificar as cobranças de combustível.
A ver como termina.
Sugestão para prestadores de serviços: Quando um cliente reclama que não consegue pagar, não o mandem dar uma curva. Afinal é do vosso interesse, mais ainda que nos fazer sentir bem com o serviço prestado.
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