Monday, January 24, 2011

They Were There

Documentário de 30 minutos para o centenário da IBM.
Música por Philip Glass (The Hours).


(via Daring Fireball)

Todos os testemunhos e histórias do documentário valem a pena. Os relatos por trás da informatização do sistema de reservas da American Airlines e dos sistemas de pagamento dos supermercados são deliciosos.

Também gostava de mencionar a Policy Letter No.4, de 1953, um comunicado que teimou em impor os valores de inclusão da empresa sobre a vontade dos governadores dos estados do sul dos EUA, que queriam forçar a IBM às políticas discriminatórias de então. Aparentemente a IBM também se antecipou a certas leis anti-discriminação, contratando pessoas com deficiência em 1914, e mulheres, sem discriminação salarial, em 1934. Mais recentemente, em 2005, a IBM comprometeu-se a não discriminar trabalhadores (ou candidatos) com base na sua informação genética.

Por outro lado, um amigo alertou-me para a polémica que tenta atribuir à IBM (sucursais europeias) uma quota parte de responsabilidade pelo holocausto. Além disso, e obviamente com muito menos importância, o vídeo omite o período de dificuldades por que a empresa passou há menos de 10 anos. Não estava à espera que um vídeo comemorativo viesse relatar tópicos negativos da empresa mas, pelo bem do equilíbrio, achei por bem mencioná-los.

No comments:

Post a Comment